Autor: Amanda Omodei – Diretora de Marketing Técnico – Focus Química
Em 2020, a crise da saúde teve um impacto profundo em todos os setores econômicos em todos os continentes. Nesse contexto inédito, o setor de cosméticos teve que demonstrar toda sua agilidade para enfrentar os desafios da pandemia, ao mesmo tempo em que se antecipava e acompanhava a dinâmica subjacente do mercado.
A preocupação com o meio ambiente e a busca por formulações com ingredientes mais saudáveis vão ao encontro da busca pelo bem-estar e pela realização pessoal.
Ingredientes reutilizados – uma resposta econômica e ecológica
O upcycling consiste na recuperação de subprodutos de outras indústrias, antes inutilizados e destinados à destruição, para utilização como matéria-prima. O impacto ambiental é certo: ao utilizar subprodutos da indústria agroalimentar, os profissionais da indústria cosmética assumem o compromisso de uma economia circular.
Em particular, nossa representada Sophim usa subprodutos da produção de azeite para a fabricação de ingredientes cosméticos de origem natural e que respeitem o planeta.
Destaco o PHYTOSQUALAN® que é o esqualano natural, de origem vegetal, feito a partir de uma matéria-prima renovável e reconhecido como ingrediente essencial de formulações cosméticas. Nossa pele produz sua versão deste componente, o esqualeno, no entanto a capacidade de síntese desta substância diminui ao longo dos anos.
O PHYTOSQUALAN® torna-se essencial para manter a integridade e aparência saudável da superfície da pele, oferecendo uma grande variedade de propriedades-chave, como restauração da barreira lipídica, prevenção de TEWL, restauro da elasticidade da pele, permitindo desenvolver texturas extra suaves, sem sensação oleosa.
Ainda no contexto da pandemia e novos hábitos, está a necessidade diária do uso de máscaras faciais. Apesar da segurança inquestionável deste acessório à nossa saúde, o uso contínuo das máscaras traz malefícios à pele, decorrido do abafamento e aumento da produção da oleosidade da pele, mudanças do microbioma e culminam no surgimento da acne. Também chamada pelo termo científico “acne mecânica”, o conceito de Maskne surgiu das erupções causadas pela fricção mecânica do tecido da máscara em contato com a pele.
Para tratar os sintomas da maskne e pele oleosa, destacamos o ALPAFLOR®ALP-SEBUM CB, ativo prebiótico sustentável e orgânico para reduzir a oleosidade da pele e equilibrar o microbioma produzido pela DSM. Ele modera a produção de sebo, a principal causa de pele oleosa, inibindo a enzima chave 5-α-reductase.
Novos estudos mostram que este ativo não só ajuda a reduzir os níveis de sebo, mas também modula fortemente as principais bactérias em todas as áreas do rosto, restaurando a aparência saudável da pele.
O novo modelo de teste de Mapeamento 3D da cor facial mostra uma diminuição da produção de sebo em todas as áreas faciais (-17%), com um forte foco na testa e na bochecha, após 4 semanas.
Imagens em voluntária evidencia a redução visível de poros e efeito mattificante após 4 semanas.
A avaliação da atividade prebiótica foi testada através de diversos parâmetros, entre eles a nova geração de Análise de Sequência de 16S RNA, validada em 5 regiões da face (testa, nariz, área frontal e lateral das bochechas e queixo) e mapeamento do microbioma facial com foco em 3 espécies relevantes: S. epidermidis, S. capitis e M. yunnanensis.
A condição geral da pele é melhorada por um forte efeito modulador sobre as principais bactérias em todos os locais faciais, proporcionando um equilíbrio ao microbioma facial, reduzindo o risco de aumento dos poros, inflamação da pele, irritação e vermelhidão pela regulação negativa de S. capitis, C. kroppenstedtii, C avidum e C. tuberculostearicum, enquanto promove a autodefesa microbiana da pele, protegendo-a contra o crescimento e colonização de bactérias patogênicas e estimulando bactérias benéficas da pele como S. epidermidis, S. hominis e M. yunnanensis.
Entre em contato conosco para saber mais!