O Dia Mundial dos Oceanos surgiu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Celebrado todos os anos no dia 8 de junho, tem o objetivo de chamar atenção para a importância dos oceanos e inspirar iniciativa s que colaborem para a sua proteção.
A indústria cosmética mudou para melhor nos últimos anos, adotando alternativas sustentáveis e tornando-se o mais ecologicamente correta possível e principalmente hoje, não podemos deixar de falar de Blue Beauty, movimento que se concentra em garantir que os produtos sejam seguros para o meio ambiente, especificamente para o oceano. A beleza azul tem como objetivo reduzir o impacto da indústria da beleza na vida marinha e nos oceanos como um todo, visando tornar os consumidores e indústrias mais conscientes ambientalmente.
Infelizmente, nos encontramos na chamada urgência ambiental: de acordo com dados divulgados pela ONU até 2050, poderemos ter mais plásticos do que peixes no mar. Fato que preocupa e muito os consumidores brasileiros – em uma pesquisa da Mintel, 86% dos consumidores gostariam de ver mais ideias inovadoras de sustentabilidade de grandes marcas de beleza.
Porém, a produção de cosméticos é pensada atualmente de forma linear: extração de um recurso, produção e descarte. Oposto ao modelo linear, que gera desequilíbrios ambientais, sociais e econômicos, a economia circular (upcycling) se apresenta como um modelo regenerativo e restaurativo, que tem como objetivo manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. Para alcançar uma economia circular, deve-se olhar para o contexto, para a necessidade dos usuários e saber trabalhar o potencial de cada situação, otimizando recursos e resultados.
A Sophim, nossa representada francesa, assumiu fortes compromissos para reduzir seu impacto ambiental e preservar os recursos hídricos da produção de matérias-primas à indústria cosmética. Trabalha no modelo upcycling, usando subprodutos da produção de azeite para a fabricação de ingredientes cosméticos de origem natural e que respeitem o planeta.
Destaque para o PHYTOSQUALAN® (squalane), esqualano natural, de origem vegetal, feito a partir de uma matéria-prima renovável e reconhecido como ingrediente essencial de formulações cosméticas. Certificado COSMOS, biodegradável e GMO-free, promove hidratação profunda e sensorial leve na pele e cabelos.
O PHYTOSQUALAN® provém das olivas, fontes naturais de esqualeno, sendo a solução mais ecológica com um impacto ambiental particularmente baixo no contexto da agricultura sustentável, que preserva a biodiversidade e limita o uso da irrigação.
A Lessonia, também da França, é um grande player mundial especializado na transformação de matérias-primas naturais em pó, voltado para a indústria cosmética (trituração, micronização e peneiração). De partículas esfoliantes a micro-pós, a Lessonia oferece uma abordagem global sustentável e diariamente empenha-se em reduzir seu impacto ambiental e estimular a economia circular. Com a revalorização de subprodutos, considerados resíduos de outras atividades industriais, possuem uma expertise e uma gama completa de ingredientes naturais para a indústria cosmética.
Outro destaque é o SAPONIN +, saponina em pó derivada de um processo de reutilização com propriedades surfactantes e antimicrobianas.
De origem 100% natural, o SAPONIN+ é um subproduto da extração do óleo de Camélia. Graças às suas propriedades, SAPONIN+ pode substituir um surfactante usual para criar um efeito de formação de espuma generoso, com ações antimicrobianas e de limpeza em formulação de produtos cosméticos com ou sem água, se encaixando nas tendências do mercado cosmético e reduzindo o impacto ambiental.
Quer saber mais sobre Blue Beauty e nossas soluções para este movimento?
Entre em contato com a equipe Focus Química!